quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Jornal Aberto

NOTICIÁRIO GERAL
Amândio Santos apresentou novo livro


Biblioteca Municipal de Penafiel encheu para o lançamento

do novo livro de Joaquim Amândio Santos

 

Revelar a câmara escura das emoções

 

Partir em busca do mais íntimo dos medos, dos recônditos do desejo e da vontade fechada a sete chaves, eis o desafio que o poeta lança nesta nova obra

 

Primar pelo princípio da partilha, exercido sem mácula durante o percurso de vida abandonando as grilhetas anestesiantes presentes na busca incessante do sucesso, da chegada a um destino totalmente material.

 

Foi à volta desta opção de vida que andou a intervenção de Joaquim Amândio Santos, perante um auditório cheio, na noite do lançamento oficial do seu terceiro livro de poesia, intitulado CÃMARA ESCURA (revelação).


Amândio Santos

 

O poeta penafidelense disse sentir-se "em casa, nesta Biblioteca Municipal de Penafiel, onde me acolho inúmeras ocasiões e onde faço ninho de palavras não menos vezes!".

Quanto ao âmago da nova obra, o escritor assume-a como "uma dupla metáfora erguida no título pois fiz deste trabalho uma homenagem ao ritual clássico de revelação fotográfica, num exercício emocional comparativo com a câmara escura dos nossos sentimentos, emoções e vincos espirituais e das pungentes dificuldades que sentimos em combater a revelação do que nos torna felizes, prisioneiros da negritude das memórias recalcantes e que sempre nos assolam, em laivos de dor pungente!".

 

Deixou um alerta para a necessidade de "todos lutarem por conseguirem saborear toda a riqueza de cada pedaço de segundo, na vida, tirando prazer e dano felicidade ao seu percurso, sem preocupações constantes com a chegada, essa herdeira do fim!".

 

Por sua vez, António Lobo Xavier, conhecida figura da política, da comunicação e do mundo empresarial e que assina o prefácio desta obra, a poesia de Joaquim Amândio Santos, fez voltear a apresentação do livro pelas fronteiras de uma viagem que "reflecte um cuidado extremo com a estética, sendo assumidamente contemporânea e, como tal, liberta dos cânones tradicionais da métrica e dos espartilhos conceptuais próprios de tempos idos", defendendo ser "plena a qualidade, visível não só nesse vincado carácter estético mas também da profundidade emotiva e no rigor temático", vincando que "para lá do orgulho próprio de quem gosta de ver qualidade na obra de um amigo, reconheço no trabalho poético do Joaquim Amândio o mesmo talento único que coloca na vida enquanto professor e comunicador".

 

Em representação da autarquia esteve o Vereador com o Pelouro da Cultura, Rodrigo dos Santos Lopes que inseriu o evento "no apoio que o Município tem concedido aos nossos artistas e escritores, feito de forma sistemática, organizada e tendo por base a qualidade dos trabalhos", desejando ao autor "o sucesso merecido de quem já se afirma como um nome certo no panorama da poesia".

 

Primeira edição esgotada em 15 dias

 

Alvo de um pré lançamento, no final de Maio, no Madeira Medical Center, no Funchal, o novo livro de Joaquim Amândio Santos já ultrapassou os 500 exemplares vendidos, correspondentes à tiragem inicial, estando já no prelo uma terceira edição, enquanto a segunda chega agora aos escaparates das lojas.

 

As Lojas FNAC do NorteShopping, no Porto, do Chiado, em Lisboa e do Fórum Coimbra, na cidade dos estudantes, recebem as próximas apresentações oficiais, respectivamente, nas noites de 14 e 28 de Junho e no final de tarde do dia 5 de Julho.

 

Pelo meio, o poeta vai estar, a 15 de Junho, na Feira do Livro da Filomarketing, em Penafiel, estando ainda agendadas apresentações em Paredes, Mação, Famalicão, Lordelo e em várias cidades de Espanha.

JORNAL ABERTO

12 de Junho de 2007 


Sem comentários: