quarta-feira, 31 de outubro de 2007

A Região do Vale do Sousa em Destaque

Apresentação do livro CÂMARA ESCURA (revelação) na FNAC NORTESHOPPING

FNAC NORTESHOPPING INAUGURA PÉRIPLO DE APRESENTAÇÃO E ASSINALA COLOCAÇÃO DO LIVRO À VENDA NA CADEIA DE LOJAS FNAC

Revelar a qualidade da “GERAÇÃO ON”

Com mais uma sala repleta, o autor, ladeado por António Lobo Xavier e João Fernando Ramos, deu destaque sobretudo ao projecto editorial e à defesa da qualidade literária presente na comunidade blogger



Depois das passagens pelo Funchal e por Penafiel, a apresentação do livro CÂMARA ESCURA (revelação) entra agora na sua fase mais importante, percorrendo as salas de eventos das principais lojas FNAC do país, antes da digressão por terras de Espanha.
Sala cheia no NorteShopping, acolhendo obra e autor com interesse visível, bem demonstrado por uma sessão de autógrafos que acabou, já com portas da loja fechadas, bem para lá do bater da meia-noite.
Coube a João Fernando Ramos, o conhecido coordenador e pivot de informação da RTP, iniciar o contacto com a centena e meia de pessoas que enchiam o FNAC Café do NorteShopping, atribuindo a sua presença ali ao “orgulho que sinto por poder apadrinhar este novo trabalho do Joaquim Amândio, não apenas pela amizade que nos une mas sobretudo pela admiração que sinto pelo entusiasmo, talento e qualidade que ele sempre coloca nos seus projectos, sejam eles na área docente, na comunicação ou na literatura!”.
Por sua vez, António Lobo Xavier, conhecida figura da política, da comunicação e do mundo empresarial e que assina o prefácio desta obra, a poesia de Joaquim Amândio Santos, fez voltear a apresentação do livro pelas fronteiras de uma viagem que “reflecte um cuidado extremo com a estética, sendo assumidamente contemporânea e, como tal, liberta dos cânones tradicionais da métrica e dos espartilhos conceptuais próprios de tempos idos”, defendendo ser “plena a qualidade, visível não só nesse vincado carácter estético mas também da profundidade emotiva e no rigor temático”, vincando que “para lá do orgulho próprio de quem gosta de ver qualidade na obra de um amigo, reconheço no trabalho poético do Joaquim Amândio o mesmo talento único que coloca na vida enquanto professor e comunicador, merecendo o sucesso que esta obra já está a obter, não só pelo reconhecimento crítico mas pelas vendas significativas, sinal de que o mercado acolheu muito bem o livro”.

António Lobo Xavier, sempre em destaque pelo acolhimento caloroso que merece junto do público, voltou a realçar “o compromisso feliz entre o estilo poética e a estética própria das artes, sobretudo da fotográfica, para lá de uma presença sempre forte das artes perfomativas na obra do Joaquim Amândio”, desafiando o leitor “a saborear profundamente este livro que, para lá de um simples trabalho de poesia, vive dessa força tremenda da beleza visual, sendo esse o aspecto que mais me encanta”.

Joaquim Amândio Santos enfrentou o público “herdeiro de um sorriso que ostenta a minha satisfação por vos entregar esta obra. Agora é vossa. Que seja digna do vosso paladar literário!”.
O poeta começou por destacar “que este livro é assinado não só por mim mas por um naipe invejável de companheiros de projecto”, referindo dever “a António Lobo Xavier o agradecimento imensurável pelo apoio, carinho e interesse pelo meu trabalho e pelo exemplo que sempre me dá como homem e estadista sem igual!”. Depois, virou a atenção para “o magnífico trabalho de design assumido pelo Fausto Rodrigues, um dos jovens valores firmados da área e Portugal, as fotografias que falam do Júlio Sousa e a tradução para espanhol do Rafael Montez, sob pseudónimo. Foram estas colaborações que dotaram o livro de corpo e de alma!”.

Estabelecendo uma ponte ousada com a actividade mecenática habitual na Florença renascentista, o autor honrou “o grupo de mecenas que permitiram á editora não só avançar com este livro mas iniciar a sua vida enquanto chancela, agradecendo a aposta que em nós foi feita pelo Grupo Lmed, Torrié, Grupo MCoutinho, Madeira Medical Center, Madeira + Saúde, Negócios XXI e pela Macmoda, provando que, quando face a projectos com corpo, os mecenas não regateiam o seu apoio à actividade cultural!”.
Quanto ao seu terceiro trabalho de poesia, Joaquim Amândio Santos deixou aos leitores “a herança devota do meu culto pela estética, numa visão de vida epicurista, sempre no aconchego do sedoso envolvimento do sentir”.

Projecto Editorial para dar visibilidade aos bloggers

Mas a intervenção do autor revelou também "o enorme prazer que sinto por também assumir, a partir deste momento, o papel de editor, não num projecto egoisticamente pessoal e, como tal isolado, mas integrado num grupo que, partindo da seriedade que incutiu nos projectos individuais dos seus blogs, se une agora em torno da Negra Tinta Editorial”, que será uma chancela “dedicada exclusivamente a editar obras que tenham nascido na blogosfera, seja no campo literário, seja noutro tipo de propostas que poderão passar pela fotografia, música, vídeo, arquitectura ou outras artes digitais”.
Para Joaquim Amândio Santos, na blogosfera está a “irromper, de forma pujante, uma verdadeira Geração ON, com novos autores e novas propostas que encontram na blogosfera o espaço ideal para nascerem e se consolidar” defendendo o poeta/editor que “muitos são os trabalhos merecedores de edição e produtores e editores têm de estar bem atento ao fenómeno transportado por esta geração”.




18 de Junho de 2007

3 comentários:

Um Poema disse...

Para o autor e para a editora, os meus votos sinceros de grande sucesso.

Um abraço

CL disse...

Grande mérito...Parabêns!

=)

beijos do Brasil!

Anónimo disse...

A região do Vale do Sousa TEM ANDADO EM DESTAQUE por via do aparecimento em edições publicadas de vários livros e autores.Lembro apenas que durante o pretérito mês de Setemro (22) foi apresentado na FNAC NorteShoping o livro Douro Inteiro de um autor da região que acabei por comprar
. Tive gosto por ter sido surpreendida nesse dia e não deixei de sentir orgulho por ser filha dessas terras.